Baptismo

O Baptismo é o primeiro dos sacramentos, essencial para a vida cristã, pois concede a remissão do pecado original e introduz a pessoa na Igreja, tornando-a membro do Corpo de Cristo. É considerado a porta de entrada para os demais sacramentos, pois sem ele não se pode receber nenhum outro.

O rito consiste na imersão ou infusão da água sobre a cabeça do baptizando, acompanhada da fórmula sacramental: “Eu te baptizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O ministro ordinário deste sacramento é o bispo, padre ou diácono, mas em casos de necessidade qualquer pessoa, até mesmo um não cristão, pode baptizar, desde que siga a fórmula correta e tenha a intenção de realizar aquilo que a Igreja ensina.

O Baptismo pode ser recebido por crianças ou adultos. No caso dos bebés, os pais e padrinhos assumem a responsabilidade de educá-los na fé. Para adultos, é necessário um período de preparação catecumenal. Este sacramento concede a graça santificante, apaga o pecado original e torna o baptizado filho de Deus e membro da Igreja (Catecismo da Igreja Católica, n.º 1213-1284)