“[…] gostaria simplesmente de convidar toda a Igreja a redescobrir, guardar e viver a verdade e a força da celebração cristã. Gostaria que a beleza do celebrar cristão e das suas necessárias consequências na vida da Igreja não fosse deturpada por uma compreensão superficial e redutora do seu valor ou, pior ainda, por uma instrumentalização dela ao serviço de uma qualquer visão ideológica, seja ela qual for”.
Desiderio desideravi, 16

A Pastoral da Liturgia, que integra os grupos mais directamente ligados à celebração dos mistérios da Fé, tem como principal objectivo o cuidado permanente da acção celebrativa da comunidade, procurando que esta expresse, com beleza e verdade, a Fé acreditada.
Dos cânticos à proclamação da Palavra, procura também esta equipa pastoral ajudar a que todos os cristãos, entendendo de forma mais profunda o Mistério celebrado, o vivam mais intensamente, com a totalidade das suas vidas. A compreensão da verdade das coisas, e da sua razão de ser, ajudam a comunidade a tomar consciência dos gestos e sinais, apropriando-se deles como linguagem própria. Assim, a celebração será mais viva e verdadeira.
Há um desejo profundo de, mantendo a ligação à Tradição que nos precede, continuar a encontrar novos caminhos que falem ao coração dos homens do nosso tempo, ajudando-os a compreender a profundidade das celebrações, a fim de que sejam significativas nas suas vidas, e um sinal evidente da acção de Deus no meio do Seu povo.