Pastoral da Comunicação

Partilhar a mensagem de Deus, usando o diálogo e a comunicação multicanal, para despertar a Esperança e a Fé nos corações de quem ouve

“A vida do homem não se reduz a uma crónica asséptica de eventos, mas é história, e uma história à espera de ser contada através da escolha duma chave interpretativa capaz de selecionar e reunir os dados mais importantes. Em si mesma, a realidade não tem um significado unívoco. Tudo depende do olhar com que a enxergamos, dos «óculos» que decidimos pôr para a ver: mudando as lentes, também a realidade aparece diversa. Então, qual poderia ser o ponto de partida bom para ler a realidade com os «óculos» certos?

Para nós, cristãos, os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia: partir da Boa Notícia por excelência, ou seja, o «Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus» (Mc 1, 1). É com estas palavras que o evangelista Marcos começa a sua narração: com o anúncio da «boa notícia», que tem a ver com Jesus; mas, mais do que uma informação sobre Jesus, a boa notícia é o próprio Jesus. Com efeito, ao ler as páginas do Evangelho, descobre-se que o título da obra corresponde ao seu conteúdo e, principalmente, que este conteúdo é a própria pessoa de Jesus”.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 51ª DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

A Pastoral da Comunicação tem como principal objectivo a reflexão acerca das melhores formas de transmitir a mensagem cristã, atendendo aos meios digitais da era presente.

Dividida em várias equipas, procura responder aos vários desafios da comunicação, quer naquilo que diz respeito à divulgação interna, garantindo que todos os grupos permanecem em contacto, construindo de forma saudável a comunidade que somos chamados a ser, assim como à divulgação externa, dando a conhecer todas as actividades à comunidade mais abrangente, a fim de que todos conheçam as várias iniciativas levadas a cabo pela comunidade cristã e se sintam atraídos a nelas participar.

Os desafios prendem-se com a reflexão necessária acerca dos formatos e linguagens que podem servir melhor à principal missão da Igreja: anunciar o Evangelho de Jesus para a humanidade do nosso tempo, chegando a todos os corações por meio das formas mais adequadas e frutuosas.