“A evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado» (Mt 28, 19-20). Nestes versículos, aparece o momento em que o Ressuscitado envia os seus a pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da terra.
Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária. Cada cristão e cada comunidade há-de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamamento: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”.
Evangelii Gaudium, 19-20

A Pastoral da Evangelização reúne os grupos paroquiais mais directamente ligados à transmissão da Fé e ao anúncio do Evangelho. O seu principal objectivo tem que ver com o discernimento acerca das formas de propor a mensagem cristã hoje, cuidando da relação delicada entre forma e conteúdo, para que o anúncio da Verdade seja revestido de linguagens que cheguem ao coração dos homens e mulheres do nosso tempo.
Em profunda relação com a missão e a razão de ser da Igreja, o trabalho desenvolvido por esta equipa pastoral é imensamente variado, procurando chegar ao coração de cada um, independentemente da etapa do caminho em que se encontre.
Mais do que um conjunto justaposto de grupos, aqueles que compõem esta equipa pastoral propõem-se, acima de tudo, uma reflexão acerca dos meios e caminhos para uma evangelização verdadeiramente nova, no ardor e no entusiasmo, para que a luz do Evangelho de Jesus não deixe de brilhar para os tempos nossos contemporâneos.