Pastoral da Juventude

Formar jovens comprometidos com Deus e integrados na comunidade

O Senhor chama-nos a acender estrelas na noite doutros jovens; convida-nos a olhar os verdadeiros astros, ou seja, aqueles sinais tão variados que Ele nos dá para não ficarmos parados, mas imitarmos o semeador que observava as estrelas para poder lavrar o campo. Deus acende estrelas para nós, a fim de podermos continuar a caminhar: «Às estrelas que brilham alegremente nos seus postos, Ele chama-as e elas respondem» (Br 3, 34-35). Mas o próprio Cristo é, para nós, a grande luz de esperança e guia na nossa noite, pois Ele é «a brilhante estrela da manhã» (Ap 22, 16).

Os próprios jovens são agentes da pastoral juvenil, acompanhados e orientados mas livres para encontrar caminhos sempre novos, com criatividade e ousadia. […]

A pastoral juvenil precisa de adquirir outra flexibilidade, convidando os jovens para acontecimentos que, de vez em quando, lhes proporcionem um espaço onde não só recebam uma formação, mas lhes permitam também compartilhar a vida, festejar, cantar, escutar testemunhos concretos e experimentar o encontro comunitário com o Deus vivo.

Christus Vivit, 33. 203-204

A Pastoral da Juventude reúne os grupos paroquiais mais directamente ligados aos contextos juvenis, que visam o desenvolvimento integral dos jovens e o aprofundamento da sua caminhada espiritual no contexto da fé cristã. O seu principal objectivo tem que ver, acima de tudo, com o acompanhamento necessário daqueles que se situam entre a infância e a idade adulta, com todos os desafios que esta etapa da vida comporta.

Neste tempo, a Igreja tem reflectido imensamente acerca do lugar dos jovens no seu seio, procurando acima de tudo que sejam protagonistas no seu próprio caminho espiritual, e os principais responsáveis pela evangelização de outros jovens.

Para além da proposta ser diversificada, a fim de oferecer resposta às inquietações presentes no coração dos jovens que procuram a comunidade, ou que a ela já pertencem há mais tempo, há ainda um desejo grande de formar animadores capazes de responder aos desafios da missão de acompanhar os grupos juvenis, procurando o seu crescimento na Fé e ajudando a que esta se torne relevante para o concreto das suas vidas.

Grupo de jovens

Agrupamento 71 Parede

Agrupamento 1240 Murtal

GTMR